terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Taxa de Juros, Inflação e o Ano Eleitoral

O Copom se reunirá hoje e emanhã para decidir sobre o futuro nos próximos meses da taxa de juros básicos e a mais provável decisão, segundo especialistas, é de que fique inalterada mantendo-se em 8,75% ao ano. Esse número deverá tornar-se maior no ano que vem para tentar conter o crsecimento que está projetado para 6%, considerando o fraco crescimento obtido neste ano.

Devido o grande trauma que temos com a inflação o governo não hesita um instante quando observa a possibilidade de um aumento desta, que está prevista para 4,7% em 2010, número que apesar de não ser motivo para desespero torna totalmente aceitável tais medidas governamentais.
Dai surge a possibilidade de o Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles lançar candidatura no ano que vem (então ele renunciaria à presidencia em março) isso agregado também ao período eleitoral, que esse ano será bastante acirrado elevando ainda mais os gastos do governo, trará uma incerteza com relação às medidas a serem tomadas. Surgem dúvidas na cabeça do brasileiro e dentre várias uma me traz mais temor: será feito o que for melhor para a economia brasileira ou será tomada a decisão que não prejudique ou ainda beneficie uma chapa ou outra? Vamos aguardar os próximos acontecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário