quarta-feira, 1 de abril de 2009

"A Metamorfose"

"Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto." Essa é a primeira frase o livro "A Metamorfose" do escritor checo František Kafka. Exatamente... numa manhã normal algo muitíssimo anormal ocorre a Gregor Samsa, o personagem principal do livro, ele está transformado numa barata.

Vendo apenas por esse lado, é normal criar uma imagem desacredita do livro, ao menos todos com que cheguei a comentar sobre, tiveram essa primeira impressão e acharam um tanto cômico. Mais o desenrolar da história é muito interessante e envolvente. A diferença logicamente causa muita estranheza, mesmo por parte dos familiares mais próximos, causando uma opressão inconsciente no pobre Gregor, que fica limitado por muito tempo as dimensões dos sues aposentos.

Mas o que mais impressiona na história é o fato de em momento algum o Sr. Gregor questionar mesmo que a si próprio o porque dessa metamorfose. Ele busca apenas compreender sua nova forma no sentido de se adaptar as novidades. Sua alimentação muda, sua locomoção, sua comunicação, tudo muda e ele jamais culpa alguém ou algo, não procura causas apenas aceita, chagando a esquecer em alguns momentos das suas obrigações naturais por conta de adorar caminhar pelo teto.

Com uma linguagem clássica e elegante típica de Franz Kafka "A Metamorfose" é sem dúvidas um livro que recomendo. Muito interessante e que pode nos permitir ter pontos de vista diferentes da história que nos é relatada e até mesmo levar menos em consideração algumas peculiaridades da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário